Sessão nº 204 [004/2015] - Pública

Este trabalho está disponível para consulta no formato PDF. Clique sobre o seu título para visualizá-lo.

Este trabalho apresenta um estudo sobre o isolamento ao ruído de impacto com o uso de mantas a base de materiais regionais, materiais industrializados e borracha líquida impermeabilizante, que foi realizado no laboratório do Grupo de Vibrações e Acústica (GVA) com o auxílio de câmara reverberante em escala para a realização do ensaio em uma amostra de piso de concreto para simular o sistema de uma edificação real. Foram realizados os ensaios baseados nos procedimentos da ISO 140/6, comparando estes com a nova Norma de Desempenho NBR 15575. Dessa forma poderemos mostrar a validade de nossa pesquisa, que tem grande importância devido a grande demanda de novas tecnologias de isolamento acústico para o setor da construção civil.

Palavras-chave: Acústica, ruído de impacto, mantas.
Gustavo da Silva Vieira de Melo, PPGEM/ITEC/UFPA - Orientador;
Newton Sure SoeiroPPGEM/ITEC/UFPA - Membro Interno;