Sessão nº 203 [003/2015] - Pública

Este trabalho está disponível para consulta no formato PDF. Clique sobre o seu título para visualizá-lo.

No presente trabalho realiza-se o estudo de uma sala no que diz respeito a sua resposta acústica, considerando que sua principal utilização seria para apresentações musicais somente com instrumentos acústicos, assim como apresentações de cantores acompanhados de instrumentos acústicos, levando-se em consideração aspectos temporais e espaciais da resposta acústica da sala. Para esse estudo utilizou-se de programas para a medição da resposta ao impulso na sala em questão e também para a simulação em computador para, posteriormente, realizar a comparação dos valores dos parâmetros acústicos medidos na sala real, com os valores que foram obtidos através da simulação de uma sala virtual com as mesmas características, ou aproximadas, no que diz respeito a sua geometria e tipos de materiais de acabamento. Também foram realizadas medições referentes às características espaciais da audição na sala.

Palavras-chave: Acústica, acústica arquitetural, acústica musical, audição espacial, medição de parâmetros acústicos, resposta ao impulso acústico.

Gustavo da Silva Vieira de MeloPPGEM/ITEC/UFPA - Orientador;
Newton Sure SoeiroPPGEM/ITEC/UFPA - Membro Interno;