Sessão nº 218 [018/2015] –Pública

Título Análise acústica experimental e numérica: caracterização e adequação acústica do Auditório do Laboratório de Energias Renováveis e Eficiência Energética da UFPA.
Em breve, este trabalho estará disponível para consulta no formato PDF.

Este trabalho faz um analise experimental e numérica da qualidade acústica do Auditório localizado no Laboratório de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Universidade Federal do Pará, UFPA, objetivando a sua caracterização e adequação acústica. O edifício projetado para atender requisitos de conforto ambiental e eficiência energética, possui uma ótima avaliação de desempenho exceto na qualidade acústica, que necessita de estudos mais aprofundados. Os estudos foram realizados utilizando os seguintes parâmetros acústicos: Tempo de Reverberação (T30), Tempo de Decaimento Inicial (EDT), Índice de Transmissibilidade da Fala (STI), Clareza (C50) e Definição (D50). Com base nesses parâmetros que são considerados importantes para a análise qualitativa da resposta acústica de ambientes destinados à palavra falada, pode-se constatar a deficiência de desempenho acústico do Auditório bem como definir estratégias e medidas corretivas necessárias para adequação do Auditório aos padrões preconizados na literatura. Dado o avanço nos métodos computacionais de modelagem acústica de edificações, esses métodos tornaram-se fermentas de projeto e de análise bastante confiáveis e eficientes para profissionais da área. Através do modelo computacional gerado no software comercial ODEON foi possível averiguar os resultados das soluções propostas e assim constatar a eficácia dessas soluções na correção dos problemas identificados. Ainda, foi avaliado o desempenho do Auditório quanto o seu isolamento acústico e o parâmetro utilizado para essa averiguação foi o Índice de Redução Sonora Aparente (R’).

Palavras-chave: Acústica, simulação, métodos computacionais, parâmetros acústicos, isolamento sonoro.

Newton Sure Soeiro, Doutor em Engenharia Mecânica, Orientador - PPGEM/ITEC/UFPA
Gustavo da Silva Vieira de Melo, Doutor em Engenharia Mecânica, Membro Interno - PPGEM/ITEC/UFPA
Marcelo de Souza Picanço, Doutor em Geologia e Geoquímica, Membro Externo ao Programa – PPGEC/ITEC/UFPA.

Local: Auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica/UFPA;
Data: quinta-feira, 24 de setembro de 2015;