Sessão nº 219 [019/2015] –Pública

Título Estudo, modelagem e controle vibroacustico do comportamento do piso de hidrogeradores.
Em breve, este trabalho estará disponível para consulta no formato PDF.

Quando uma superfície fica submetida a um movimento oscilatório, a mesma gera uma alteração no campo de pressão, que dependendo de alguns fatores (a área de superfície vibrante, a velocidade de vibração da superfície, a eficiência de radiação da superfície e da característica do meio circundante, com o ar), pode caracterizá-la como uma fonte sonora. A investigação desse tipo de sistemas (fluido e estrutura acoplados), submetidas a cargas dinâmicas, requer a utilização de técnicas distintas, tais como o método do elemento finito (MEF), para a determinação do campo de velocidade da superfície do sistema e a utilização deste como condição de contorno para um modelo de elementos de contorno, utilizando o método de elementos de contorno (MEC). Neste sentido, foi realizada uma investigação acerca do comportamento vibroacústico do piso do hidrogerador da Usina de Paulo Afonso IV, que através de procedimentos experimentais, ficou caracterizada como uma fonte sonora em potencial. Sendo, por tanto, proposto a inserção de amortecimento ao sistema, através da utilização de material viscoelástico. Logo, a metodologia descrita acima, foi utilizada para avaliar a eficiência do sistema de controle da problemática, adotado.
Palavras-chave: vibroacústica; método de elementos finitos; método de elementos de contorno; irradiação sonora.

Newton Sure SoeiroDoutor em Engenharia Mecânica, Orientador - PPGEM/ITEC/UFPA
Gustavo da Silva Vieira de Melo, Doutor em Engenharia Mecânica, Membro Interno - PPGEM/ITEC/UFPA
Marcus Vinicius Alves Nunes, Doutor em Engenharia Elétrica, Membro Externo ao Programa – PPGEE/ITEC/UFPA

Local: Auditório do Instituto de Tecnologia/UFPA;
Data: sexta-feira, 25 de setembro de 2015;